quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Saudade



           De acordo com o dicionário , saudade é uma recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas. Dizem que só existe na língua portuguesa, talvez porque o resto do mundo não tenha esse sentimento....
Bom, se tem ou não, eu não sei, mas que essa recordação nostálgica ás vezes dói...ah dói e muito; machuca o coração e sentimos aquele aperto muito forte no peito, um vazio estranho que parece que nunca mais vai ser preenchido.
        A perda de um familiar, a estranha rotina que passamos a ter, nada se substitui, até criarmos coragem e começar a preencher esse espaço que ficou vago com alguma coisa, alguma atividade....
        Tem também a saudade de um objeto que tínhamos, de um  presente que ganhamos no aniversário de 7 anos, a 1ª Barbie por exemplo. Também sentimos falta daquela cuia pequena que era maravilhosa para cevar o mate com os amigos, a do tamanho certo, que se encaixava nas mãos como se estivéssemos com o coração de cada um naquela roda de mate, mas que um dia se partiu, de tanto nos servir.
        De todas estas tem uma saudade que “desbunda” qualquer um: a saudade dos AMIGOS! Puxa vida, essa aí chegar a liquidar com o pobre coração dos amigos que ficam e dos amigos que vão. Ela aperta, sufoca,  judia, e mesmo assim sabemos que ela só nos faz sentir tudo isso, porque existe entre nós um amor, um carinho, um respeito e uma confiança invejável!!
        Alguns devem achar estranha a forma como me refiro aos amigos, mas eles sempre serão MEUS. Quando estou por perto, procuro cuidar, aproveitar o momento e ficar o tempo todo ali do ladinho deles, já contado no relógio o tempo que falta para partirem novamente.
         Talvez essa rotina acabe um dia, quando a amiga que foi fazer doutorado em Floripa volte, que a outra da Itália que também foi fazer esse tal doutorado volte, que amiga de Barcelona acabe rápido o mestrado e esteja aqui pertinho de novo!!
         Tenho aquelas que mudaram também, mas ainda estão próximas e posso visitá-las com mais freqüência!! Risos
         Espero que um dia essa SAUDADE toda, seja substituída por um longo tempo de festas, comemorações, alegrias, reuniões.... que possamos nos reencontrar todas,mesmo umas não conhecendo as outras, mas basta saberem que todas são extremamente importantes pra mim e serão sempre minhas AMIGAS.
                                                                                          Vanessa Knuth

2 comentários:

  1. Nossa ... tu tens uma coleção de amigas distantes!! Trata de tirar umas férias e vir nos visitar! Tens hospedagens em diversas cidades :)

    Podes sempre contar comigo, AMIGA!

    ResponderExcluir
  2. E das tias, não sente saudades.
    Se tem saudades tem outro lado...
    sinal de que algo de bom foi vivido.
    Bjão
    "Tôkumsodade".

    ResponderExcluir